Resumo de noticias matinais
19/11/2024
Ramón Díaz: Em nível institucional, de clube, é muito maior o Corinthians do que Vasco
Ramón Díaz: "O Corinthians é muito maior que o Vasco" | Abre Aspas
Ramón Angel Díaz recentemente completou 65 anos colecionando histórias de um andarilho da bola. O futebol proporcionou ao argentino nascido em La Rioja vivenciar a cultura de 11 países diferentes e fazer fortuna como jogador e treinador.
Itália, Arábia Saudita, Japão, Egito, França, Emirados Árabes, Paraguai, México, Inglaterra e Brasil, além da Argentina, estão no mapa do ex-centroavante de sucesso - que disputou a Copa do Mundo de 1982 sob batuta de César Luis Menotti, Maradona e Mario Kempes - e agora técnico multicampeão.
Ramón Díaz, técnico do Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Atualmente no comando do Corinthians, Ramón é avesso às entrevistas, adota um estilo mais pacato de um homem que foge dos holofotes que a profissão aponta para ele. Os 46 anos como profissional do futebol o moldaram a falar pouco.
"Gosto da tranquilidade, porque eu sei que o futebol tem muitas pressões. As pessoas querem resultados rápidos, querem que seu time jogue bem"
— Ramón Díaz.
– Eu tenho uma fazenda, faço pecuária, gosto da produção, gosto da carne, do churrasco. Gosto da tranquilidade, porque eu sei que o futebol tem muitas pressões. As pessoas querem resultados rápidos, querem que seu time jogue bem, o jornalismo analisa você taticamente quando você muda, se você muda certo... está bem, mas quando se equivoca, é parte do jogo. Eu gosto da tranquilidade e eu gosto muito de apreciar a família, porque é muito tempo de trabalho e pouco com a família. Quando eu tenho, aproveito – disse Ramón.
Ramón Díaz, técnico do Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Apesar das poucas palavras e de abrir pouco a vida pessoal, Ramón Díaz tem opiniões fortes e muito bem alinhadas com a sua experiência de vida particular e profissional. Quando perguntado sobre política, por exemplo, não se esquiva:
– Eu sou da Argentina e quero que a Argentina esteja bem. No Brasil você pode ter o que quiser, tem de tudo. Eu me surpreendo porque no Brasil e em São Paulo tem de tudo, e na Argentina nos custa ter alguma coisa. É um grande país, mas temos que mudar a mentalidade. Sua forma de trabalhar, sua forma de ver o progresso, de ver que a indústria cresça, que as coisas sejam justas para todos, que todos produzamos para que todos possam viver melhor. Mas o Brasil e a Argentina são potências.
Ramón Díaz vê Corinthians acima do Vasco e abre o jogo sobre fuga do Z-4 | Abre Aspas
Ficha técnica
Nome completo: Ramón Angel Díaz.
Nascimento: 29/08/1959 (65 anos).
Profissão: técnico de futebol.
Carreira como jogador: River Plate, Napoli, Avellino, Fiorentina, Inter de Milão, Monaco, Yokohama Marinos e seleção da Argentina.
Principais títulos: Campeonato Argentino (1979 e 1981); Série A da Itália (1988/89); Copa da França (1990/91); Mundial sub-20 (1979).
Carreira como treinador: River Plate, San Lorenzo, Oxford United, América-MEX, Independiente, Seleção do Paraguai, Al-Hilal, Al-Ittihad, Pyramids, Libertad, Al-Nasr, Vasco e Corinthians.
Principais títulos: Libertadores (1996); Campeonato Argentino (1996, 1997, 1999 e 2007); Supercopa Sul-Americana (1997); Campeonato Saudita (2016/17 e 2021/22), Copa do Rei (2017 e 2022/23), Supercopa Lusai (2022) e Copa Saudita (2017).
Ramón Díaz, técnico do Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Em sua primeira entrevista exclusiva a um veículo de imprensa do Brasil, Ramón Díaz revelou uma das certezas que carrega desde a chegada ao futebol brasileiro. Segundo ele, o "Corinthians é muito maior que o Vasco. Muito maior".
"Em nível institucional, de clube, é muito maior o Corinthians do que Vasco. Muito maior. Alguns por aí não vão gostar do que digo. Bom, a realidade é essa"
— Ramón Díaz.
– Minha intenção é ficar, mais do que o contrato, minha intenção é ficar, porque eu gostaria de lutar com o Corinthians não contra o rebaixamento. Pelo que vejo, o Corinthians é um