Resumo de noticias da tarde
29/03/2025
Amigos e familiares falam sobre Nuno Moreira, arma do Vasco no Brasileiro
Veja o gol marcado por Nuno Moreira no clássico entre Vasco e Flamengo, na semifinal do Carioca Entre os comandados de Fábio Carille que se preparam para a primeira rodada do Brasileirão, está um português de 25 anos que vive a primeira experiência longe do seu país de origem. Nuno Moreira tem dois jogos disputados pelo clube, já fez gol, deu assistência, mas de certa forma ainda é um desconhecido para a torcida vascaína. O jogo contra o Santos neste domingo, às 18h30 (de Brasília), será sua estreia em São Januário.
Apesar do pouco tempo, Nuno parece ter tomado uma vaga do time para si. Ele será o ponta-esquerda titular do Vasco neste início de campeonato, a julgar pela atuação nos dois últimos jogos e pelos treinos nessas três semanas de preparação que teve o clube depois do Carioca. Carille já disse que gosta de montar sua equipe para atacar de forma mais técnica e articuladora de um lado, e do outro, com mais físico e potência. Nuno estará do lado pensante do ataque.
Nuno Moreira comemora gol do Vasco no clássico contra o Flamengo, na semifinal do Carioca — Foto: André Durão / ge O português vem do melhor semestre da sua carreira, com nove gols e cinco assistências nas 23 partidas que fez com o Casa Pia nesta temporada. Pela idade e por se tratar de uma posição sempre requisitada no mercado, as propostas na janela de transferências eram questão de tempo.
- Nós estávamos preparados para isso - contou ao ge a namorada Inês Afonso, de 22 anos, que veio com o jogador para o Rio de Janeiro.
- Quando o mercado abriu, o Nuno estava em uma época muito boa em Portugal. Eu sou suspeita para dizer, mas ele era o melhor jogador da equipe. Foram surgindo propostas, mas nunca aquela que pensamos: "É esta!". E mais para o final do mercado apareceu o Vasco - completou.
Naquele dia, como Nuno estava de folga, o casal decidiu atravessar o Rio Tajo e ir até a margem sul de Lisboa para conhecer o santuário do Cristo Rei, monumento religioso situado na região de Almada. A ligação do empresário causou apreensão, em Inês principalmente: "O Nuno é tão calmo que às vezes me irrita".
A notícia era de que o Vasco havia feito contato e demonstrado interesse na contratação de Nuno. Àquela altura, o clube corria na reta final da janela para contratar os extremos que Carille tanto desejava para seu esquema tático, mas colecionava tentativas frustradas.
- Ele falou minimamente com o empresário, pegamos o carro e fomos passear no Cristo. Fizemos uma oração e eu pedi muito que o Vasco quisesse ficar com o Nuno. Só que depois o Vasco não disse mais nada - lembrou Inês.
Nuno Moreira e a namorada, Inês Ferreira, na apresentação do jogador no Vasco — Foto: Matheus Lima / CRVG Dada a urgência no tema, Pedrinho e seus diretores trabalhavam com os nomes que ocupavam o topo da lista de contratação ao mesmo tempo em que iniciavam conversas com outras alternativas para entender condições e não começar uma negociação do zero, caso fosse necessário. O primeiro contato com o Casa Pia foi uma consulta.
Nuno tinha contrato com o clube português até junho de 2026, mas a multa rescisória havia sido reduzida depois do primeiro ano e determinava um valor acessível: 3,5 milhões de euros, aproximadamente R$ 20 milhões. Na metade de fevereiro, faltando duas semanas para fechar a janela, o Vasco retomou a negociação e oficializou uma proposta. O acordo foi fechado no dia 19, uma quarta-feira.
No mesmo dia, Nuno e Inês começaram a preparar a mudança. Na quinta, foram para o Norte se despedir da família. E, na sexta, viajaram.
- Muito honestamente estávamos a pensar que ele poderia mudar para um clube português - confessou o pai Lázaro Moreira, com sotaque português marcado.
- Foi um cadinho de surpresa quando ele disse que um clube brasileiro estava interessado no passe dele, não estávamos preparados para ele sair do país. A gente sabia que ele tinha esse sonho de jogar outra liga,