Resumo de noticias da madrugada
01/07/2025
Futsal: Jogadores do Vasco entregaram premiação aos vencedores do Intercolegial
O primeiro semestre das competições da 43ª edição do Intercolegial, competição entre escolas realizada pelo jornal O GLOBO, com apresentação do Sesc-RJ, chegou ao fim neste sábado (28), após as disputas das finais do futsal, que consagraram os grandes campeões e definiram os terceiros colocados da modalidade. Goleadas, jogos tensos e despedidas de atletas deram o tom na quadra do Sesc, em Nova Iguaçu. Marcando presença, as torcidas dos alunos também deram um show à parte. O encerramento desta etapa contou ainda com a participação de atletas profissionais do futebol de quadra do clube Vasco da Gama. Entre eles, um jogador chamou a atenção por ter participado da edição de 2020 do Intercolegial, tendo sido campeão da categoria sub-15.
Às 9h, as escolas Geo Nicarágua, de Realengo, e Notre Dame, de Ipanema, disputaram a partida do sub-15 feminino válida pelo terceiro lugar. Num jogo marcado pela vitória das meninas do colégio da Zona Sul, que venceram a disputa pelo placar de 8 a 0, o destaque foi Marina, autora de quatro gols.
A capitã da equipe, Giovana Castelo Branco, de 15 anos, aluna do 9º ano, destacou que o time começou a competir oficialmente no ano passado e, desde então, todas treinam juntas. Essa não foi a primeira vez que elas subiram ao pódio, mas o troféu marcou a estreia da equipe no Intercolegial.
— Foi a nossa primeira vez no Intercolegial, mas começamos a participar de campeonatos no ano passado e conseguimos boas colocações também. Todo mundo fez tudo que treinamos antes. Jogamos muito bem, todo mundo dando o seu melhor. E é isso o que importa. Consequentemente, veio o troféu, veio a vitória — destacou.
Logo em seguida, entraram em quadra as equipes das escolas Seice, de Duque de Caxias, e Censa, de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, pela disputa do primeiro lugar na categoria sub-15 masculina. A equipe da Baixada Fluminense foi a grande campeã da categoria, ao vencer a partida por 6 a 1. O clima tenso ainda contou com a expulsão, no segundo tempo, de um atleta do time campista.
Caio Santana Manjerotti, de 15 anos, capitão da equipe, lembrou da trajetória do time, que na última edição do Intercolegial foi eliminado ainda na primeira fase da competição. De lá para cá, conta, o grupo passou a treinar focado no objetivo de ser campeão.
— Trabalhamos muito para estar aqui. Tenho que agradecer ao professor também, que sempre ajudou, auxiliando nosso time. E hoje estamos aqui com esse troféu lindo. Conseguimos ganhar experiência com a eliminação do ano passado e treinamos com esse objetivo — lembrou.
Pelo placar de 10 a 0, as meninas do sub-15 da escola Ceros, de Ramos, saíram de quadra bicampeãs da categoria, deixando o segundo lugar para as atletas da escola Geo Sócrates, de Pedra de Guaratiba.
Ala-direita da equipe, a estudante Sofia Costa de Souza, de 15 anos, fez parte da delegação do ano passado e destacou a continuidade do trabalho como um dos fatores para o sucesso. Feliz com a conquista, ela também destacou o sonho de um dia vestir a camisa do Brasil.
— Estou muito feliz vendo que nosso trabalho está dando certo e que estamos conseguindo trazer resultado para essa equipe. Estamos melhorando a cada competição, a cada ano. Quero me tornar jogadora de futebol profissional e um dia poder jogar pela seleção brasileira — revelou.
Jogadores do Vasco em quadra
Entre as disputas, um momento especial: um grupo de atletas profissionais do Vasco da Gama foi anunciado. Os jogadores demonstraram técnicas de treino no futsal e entregaram a premiação para as meninas do Ceros, vencedoras da categoria sub-15. O ala-esquerdo do time, Breno Pereira da Silva, de 20 anos, já foi campeão sub-15 do Intercolegial, com a Escola Municipal São Paulo. Depois disso, sua carreira deslanchou, e ele chegou a jogar na Itália.
— Digo para quem está em quadra hoje: invistam no sonho de vocês. O Intercolegial abre muitas port