Resumo de noticias matinais
29/10/2025
Confira as contas do Vasco para se classificar à Libertadores 2026
O que o Vasco precisa fazer para garantir a vaga à Libertadores pelo Campeonato Brasileiro? Em grande fase, a equipe de Fernando Diniz engatou a quarta vitória consecutiva no torneio e trabalha com um discurso interno para brigar efetivamente por uma vaga na competição continental.
Mas quais são os cenários? O ge lista abaixo as contas que o Vasco precisa fazer para garantir a classificação à Libertadores pelo Brasileirão. A competição não faz parte do calendário do time carioca desde 2018 e é um dos grandes objetivos nesta reta final da temporada.
Coutinho e Fernando Diniz se abraçam em Vasco x Fluminense — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Números de vagas
Com times brasileiros ainda vivos na disputa da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, além do cenário dos clubes na fase final da Copa do Brasil, o número de vagas para a próxima edição deve aumentar. No momento, são quatro vagas diretas e duas para a Pré-Libertadores.
Caso Flamengo ou Palmeiras vençam a Libertadores deste ano, o Brasileirão terá mais uma vaga direta à próxima edição, já que a dupla também ocupa as duas primeiras posições da competição nacional.
A Copa do Brasil dará ao vencedor uma vaga direta à próxima competição. Caso o Vasco não seja o campeão, Cruzeiro, Fluminense ou Corinthians precisam terminar na zona de classificação à Libertadores via Brasileirão para aumentar o número de vagas no torneio. Quem está em ótimas condições para isso é o Cruzeiro, atual terceiro colocado, com 57 pontos. O Tricolor é o sétimo, com 44, enquanto o Corinthians ocupa a décima posição, com 39 pontos.
Pedrinho e Admar Lopes, do Vasco — Foto: Mateus Bonomi/AGIF
Por fim, há também o Atlético-MG, que está nas semifinais da Copa Sul-Americana. O time, porém, ocupa a 13ª posição do Brasileirão, com 36 pontos - o que torna a possibilidade de aumentar o número de vagas na Libertadores um pouco menos provável.
G-4
A missão quase impossível, porém ainda matematicamente viável, é o G-4. O Vasco está a 13 pontos do Mirassol, atual quarto colocado, e precisaria de uma combinação quase perfeita para chegar à posição ao fim da 38ª rodada.
De acordo com um levantamento feito pelo ge, a média de pontuação do 4º colocado nas últimas dez edições do Brasileirão foi de 64 pontos. Atualmente com 42 pontos, o Vasco precisaria de 22 pontos; ou seja, vencer pelo menos sete vitórias e um empate nas oito partidas restantes até o fim do torneio para alcançar a meta. Um aproveitamento de 95,6%.
Jogadores do Vasco comemoram vitória sobre o Bragantino — Foto: Joisel Amaral/AGIF
Nas últimas dez edições, no entanto, nenhum dos clubes que terminou em quarto colocado tinha menos do que 46 pontos nesta altura do campeonato. Caso o Vasco alcance a façanha, será a primeira vez desde então.
G-6 ao 6-9
O corte mínimo para não depender de nenhuma competição e estar presente na Libertadores 2026 é terminar em sexto no Brasileirão. Nas contas baseadas nas últimas dez edições do Brasileirão, o Vasco precisaria ultrapassar 58,8 pontos.
Para isso, seria necessário somar 17 dos 24 pontos possíveis para chegar ao corte da última década. Um aproveitamento de 70% do total. Caso o Brasileirão amplie para G-7, o corte é 56,5 pontos. Em um cenário de G-8, a pontuação média dos últimos dez anos foi de 54,2 pontos.
Vale lembrar que desde que o Brasil passou a ter mais vaga para a Libertadores, em 2016, nunca apenas seis clubes se classificaram. Ou seja, é natural esperar que o torneio vire um G-7, G-8 ou, em último caso, G-9. Para tal, a pontuação média da última década foi de 53,1 pontos.
Veja os cenários e pontuações abaixo:
Cenários do G-4 ao G-9 para o Vasco
Pontuação médiaAproveitamento necessárioG-46495,6%G-658,870%G-756,560,4%G-854,250,8%G-953,146,2%
Fonte: ge
-----------------------------------------------------
Nova camisa 3 do Vasco tem tecnologia antipirataria; confira como funciona
A nova camisa trê