A face oculta da SAF
Escrito em 15/07/2023
Existem várias coisas que sabemos que existem, mas que nunca foram vistas pelas pessoas. Alguns exemplos são os campos magnéticos, as partículas subatômicas, os buracos negros, a matéria escura e por último, o contrato da SAF feito entre o Vasco e a 777 Partners, uma empresa de investimentos com sede em Miami, nos Estados Unidos. Esses são apenas alguns exemplos de coisas que são aceitas como existentes com base em evidências científicas ou em declarações dos gestores do Vasco, mas que nunca foram observadas diretamente pelos seres humanos que torcem pelo Vasco.
A ciência usa uma combinação de teorias, modelos, cálculos e experimentos para entender e explicar o complexo mundo natural mas os gestores do Vasco Associativo não conseguem explicar o motivo pela qual a SAF do Vasco finge que investiu, mas na prática comprou e não pagou.
A mídia informou que o valor médio de investimento da SAF Vasco para 2023 seria próximo de R$ 250 milhões em contratações. A SAF não fez esse investimento ainda e nada adianta fazê-lo em setembro, pois a janela já terá fechado e o campeonato estará mais próximo da reta final. Além disso, parte do valor que foi investido não foi pago, o que está gerando consequências graves, pois afastou a vinda de jogadores que poderiam evitar a queda para a série B. E aí vem a pergunta do momento: Viramos SAF pra isso?
O distrato é uma forma de rescisão contratual. As possibilidades, condições e os prazos para o distrato são geralmente estabelecidos no contrato. Se uma das partes não cumprir as obrigações registradas no contrato, a outra parte pode ter o direito de rescindir o contrato. Mas e no caso da SAF do Vasco, a 777 Partners está cumprindo suas obrigações? Não sabemos.
Assinar um contrato grande, como a SAF do Vasco, requer atenção para garantir que os interesses do Vasco Associativo estejam protegidos. Alguns contratos podem ser sigilosos por diversas razões. Podem ter informações estratégicas, segredos comerciais ou outros dados confidencias. Mas o Vasco deveria divulgar oficialmente, de alguma forma, um conjunto de informações contratuais que evidencie o cumprimento (ou não) das obrigações contratuais da 777 Partners.
Tem algo muito estranho neste contrato misterioso do Vasco com a SAF. Alguns problemas do Vasco (SAF e Associativo) são visíveis: gestão incompetente, não contratação de jogadores de ponta para determinadas posições, falta de transparência, não realização dos investimentos prometidos e além disso, quando realiza o investimento não faz o pagamento no prazo combinado.
O Vasco Associativo não se pronuncia. Será que essa omissão pode ser caracterizada como cumplicidade?
Existem fatores cruciais para o sucesso da SAF do Vasco: O apoio da torcida e a estabilidade política. O engajamento da torcida é um fator crucial para o sucesso da SAF do Vasco. A união da torcida em torno do clube é fundamental para a criação de um ambiente favorável ao crescimento e à sustentabilidade da SAF.
A falta de uma gestão transparente está causando conflitos e desengajamento. Tudo o que é oculto tem mais chance de ter um impacto negativo, seja nas expectativas ou na confiança. Até alguns dias atrás a torcida estava engajada. Não está mais.